O que o filme Procurando Nemo pode te ensinar sobre negócios

O que o filme Procurando Nemo pode te ensinar sobre negócios

Procurando o Nemo: qual a melhor resposta para apender com os erros de marketing?
Escrito por Arnaldo Vhieira, especiatlista em estratégia de negócios

Para falar de erros, trago uma mensagem presente no filme “Procurando Nemo”. Nesta obra, o peixe-pai tenta de qualquer forma evitar que seu filho erre e sofra com as adversidades da vida. Esse comportamento é resultado de uma falha do passado que resultou na morte de sua esposa.

Nemo (o peixinho), curioso com aquilo que o mundo poderia oferecer, se lança em uma aventura, na qual é capturado por pescadores e vai parar em um aquário, longe de sua família. A partir daí se inicia uma busca cheia de aprendizagens, por parte do pai, para encontrar o filho.

Quando erramos, o sentimento de fracasso vem à tona, e se torna difícil pensar de forma racional e aprender com o “bendito” deslize. Charles Dickens afirma que “cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisa aprender”. No universo dos negócios, a falha é uma condição que pode ser constante, principalmente em tempos de incertezas econômicas, sociais e tecnológicas, as quais influenciam no comportamento de consumo.
Com relação às estratégias de marketing, muitos empreendedores se perguntam: “Fiz uma péssima campanha. E agora?”.

Não existe melhor resposta para essa pergunta, como aquela presente na letra da música interpretada por vários sambistas: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. E, continuo a parafrasear a canção, diante de uma estratégia de marketing errada, não adianta tentar esconder, pois é perceptível. Mas lembre-se, de acordo com esta obra: “Um homem de moral não fica no chão”.

Dessa forma, buscar o aprendizado e a inovação é a saída para converter o fracasso em sucesso. O empreendedor deve se empenhar na compreensão conceitual do que é marketing. Normalmente, este conceito é confundido com o de publicidade e propaganda. Assim, permito-me esclarecer:

Publicidade e propaganda são utilizadas para promover o produto ou serviço. Marketing tem um conceito mais amplo, e envolve a identificação das necessidades dos clientes, a fim de atendê-las de maneira lucrativa para a organização. É a gerência de toda cadeia que envolve o desenvolvimento inovador e criativo por meio de uma pesquisa criteriosa de mercado.

As dicas a seguir servem para entender melhor a gestão de marketing:

1- Repense o planejamento, por meio de um estudo das variáveis, sejam internas (controláveis) ou externas (incontroláveis);

2- Analise o comportamento do público-alvo para se chegar, de fato, à segmentação desejada;

3- Certifique-se de que o produto ou serviço é realmente um diferencial para o mercado pretendido. Se necessário, mude o foco;

4- Verifique se os canais de distribuição são os corretos para o momento e se eles alcançam o mercado desejado;

5- Atente-se ao erro cometido na campanha anterior, para que o mesmo não se repita na nova estratégia de publicidade e promoção do produto ou serviço. Também é necessário considerar se a ação está de acordo com o ambiente cultural, social e ético da segmentação pretendida;

6- Por fim, refaça todo o processo circular de planejar, criar, implementar e analisar os resultados das ações para alcançar os objetivos.

Caro empreendedor, lembre-se que buscar ajuda de um profissional é uma alternativa segura para garantir o sucesso da sua campanha. Para o mundo dos negócios, a otimização de recursos é essencial na sobrevivência da empresa.

Não tenha medo de se lançar em novos mercados, um pouco de cautela e estudo prévio é importante para minimizar os resultados negativos que podem surgir. Lembre-se, a ousadia do peixinho Nemo fez seu pai conhecer novos mares, estabelecer parcerias e repensar a criação do filho.

Saiba que o verdadeiro empreendedor é aquele que quando comete um erro, “reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima”, pois as brilhantes oportunidades de acertos estão disfarçadas pelos erros.

Arnaldo Vhieira é coordenador do curso de marketing da FMU. 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mautic is open source marketing automation